Vendo o resultado das Eleições fiquei curioso pra fazer uma comparação com os números das pesquisas de intenção de votos. Está achando que o erro era total de todos os institutos. Bom descobri que existem alguns acertos.

A análise que interessa aqui é a análise de previsão e nenhum instituto conseguiu fazer isto. Por candidato, Datafolha e Sensus acertam o total de votos que a Dilma recebeu. Para J. Serra, somente Ibope (Boca de Urna) chegou perto (como não sei se o 30 é 30.9 ou 30.0 vamos dizer que bateram na trave), todos os outros institutos falham. A pesquisa de Boca de Urna do Ibope também é a única a acertar o total de votos para Marina Silva. Resumindo, Ibope acertou (B.U.) o resultado dos adversários da situação e sobre-estima os votos para a candidata do presidente. Datafolha e Sensus acertam a proporção de votos para a candidata do PT mas erram, para baixo, as intenções de votos dos demais.
Bom, pra concluir, os institutos de pesquisa não são bons para prever resultados eleitorais. Ponto.
Mas, todavia, entretanto... qual a causa desta montanha de erros? Bom, não sou especialista no assunto. Nem vou ser. Mas estava lendo o questionário da pesquisa Datafolha, registrada hoje no TSE (4/10/2010 - protocolo 34924/2010) e fiquei admirado com a quantidade de perguntas gerais e pouco objetivas.
Três pontos do questionário me chamaram mais atenção:
- Poucas perguntas de consistência das respostas;
- Tamanho do questionário (eu não responderia!);
- No fim perguntam seu nome, renda, telefone e endereço (com ponto de referência e tudo mais)... depois de você dizer se está fazendo o que o chefe mandou ou não.
Lendo o questionário dá pra tirar umas conclusões de boteco. A primeira é que o Flu vai ser campeão. A segunda é que tem muita pergunta do momento... e nao sem preocupação com factibilidade do voto (se o elemento vai votar mesmo ou não, etc). Terceira conclusão... aquela pergunta do final... endereço... telefone... eu pediria pra responder tudo de novo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário